Carta Inspiração para os Voluntários do
Núcleo Indivíduo - Business Agility Institute - Brasil
Dá uma olhada nesse vídeo:
Essa propaganda da Apple foi lançada em 1997 durante a campanha “Think Different” e, pra mim, é uma das maiores expressões da genialidade do marketing da empresa e de seu fundador mais famoso. A inspiração é uma das ferramentas motivacionais mais poderosas que existem e mirar em alguém que a gente admira, ajuda a saber mais sobre a gente mesmo e também a se sentir acompanhado no caminho. O problema é que, às vezes, essas pessoas também parecem deuses do Olimpo. A gente acha que elas têm alguma coisa especial que as diferencia e distancia de nós - meros mortais – um conhecimento especial, uma inteligência especial, uma educação especial, uma sorte especial... Embora isso possa ser, às vezes, verdade, acho que o que as torna realmente especiais é que em algum momento de suas vidas elas tomaram uma decisão de agir sobre algo que era super importante pra elas – uma idéia, um problema, uma injustiça e seguiram esse caminho com coragem e perseverança sem nunca se deixar definir pelos inevitáveis rótulos, tendo sempre como principal guia a conexão com essa ideia, esse problema, essa injustiça. Eu não acho que essas pessoas nasceram deuses, eu acho que elas começaram como meros mortais e se tornaram deuses no caminho... E o que começou essa metamorfose foi uma decisão...
A agilidade de negócios é uma proposta muito diferente de organização e execução do trabalho, porque parte de uma maneira totalmente diferente de ver esses grupos sociais que chamamos de organização. A inspiração pra essa mudança veio de um grupo de pessoas (loucos, rebeldes, troublemakers) que tomou uma decisão de romper com a tradição e agir a partir das próprias referências do que seria fazer um bom trabalho – nascia o Manifesto Ágil em 2001.
Hoje as empresas já não podem se dar ao luxo de ser ou não ágeis. A agilidade já tomou forma de imperativo pelas forças disruptivas que a tecnologia trouxe para o mercado. Para esse núcleo porém, acho que isso não importa tanto – se é por vocação ou por necessidade. O que mais importa aqui é que essa é uma proposta que pode revolucionar (e vem revolucionando) o ambiente organizacional e torná-lo muito mais humano – um ambiente onde é possível falar de liberdade, criatividade, paixão, protagonismo, autonomia. A agilidade, pela primeira vez desde a invenção das organizações, as reconhece como sistemas sociais complexos muito melhor representados por organismos que por máquinas. Não é que elas se tornaram complexas, elas sempre foram assim, mesmo na era industrial. Tentar organizar e gerir o trabalho com uma lógica linear é que tornava esse ambiente tão inóspito para a expressão humana, gerando índices altíssimos de desconexão e desinteresse.
Esse é, então, um primeiro foco desse núcleo - entender as organizações como organismos sociais e torná-las mais humanas. E se as organizações são organismos, talvez também faça sentido que elas vivam em maior harmonia e de forma mais conectada com os organismos maiores onde elas se inserem - a sociedade e o planeta.
Mas voltando às nossas inspirações, que nem precisam ser tão famosas (eu trabalhei com algumas pessoas que foram super inspiradoras para mim), ou mesmo reais (durante muito tempo meu grande ídolo era o Gafanhoto do seriado Kung Fu, que é provável que muitos de vocês não conheçam...). A mensagem aqui é que essas pessoas parecem seguir uma referência interna que é muito mais importante que qualquer modelo. Elas conhecem seus talentos e os colocam a serviço de suas paixões. Não é só o que elas fazem que inspira, mas quem elas são.
Esse é um segundo foco do Núcleo Indivíduo, descobrirmos ou nos conectarmos com nossos talentos e nossas paixões. Se esses dois focos te motivam e se você tem uma ideia, uma vontade, um problema, uma paixão, que esteja relacionado com tornar as organizações espaços mais humanos e de maior conexão com a sociedade e o planeta e acha que a agilidade de negócios é um bom caminho nessa direção, então a idéia do Núcleo Indivíduo (NI) é te ajudar nessa busca! Junte um pouco de coragem e de rebeldia e vamos nos tornar aprendizes e autores do nosso próprio caminho...
Be yourself. Everyone else is already taken - Oscar Wilde
Comments